Empreender, no Brasil, tornou-se uma realidade tão positiva, que a Global Entrepreneurship Monitor – GEM, mais importante pesquisa global que monitora dados sobre empreendedorismo, apontou em 2014 nosso país como o 4º no ranking de empreendedores, atrás somente de China, Índia e Nigéria. A mesma pesquisa mostra que abrir um negócio próprio é um dos três maiores sonhos do brasileiro.

No entanto, ao abrir um negócio, o empreendedor deve ter em mente que as chances de erros são tão reais quanto as de acertos. Segundo um levantamento realizado pelo Sebrae, 30% das empresas brasileiras fecham suas portas no primeiro ano de vida. De acordo com os dados da Instituição, cerca de 96% das empresas que fecham as portas nos cinco anos iniciais pertenciam ao segmento das micros e pequenas empresas.

Inúmeros fatores contribuem para essa realidade fatídica. Inexperiência, impostos, fluxo de caixa, financiamentos, cargas tributárias, burocracia, além de falta de planejamento podem ser pontos cruciais para levar uma empresa ao fechamento nos seus primeiros anos.

Problemas comuns

Analisar todas as variáveis que rodeiam a realidade de um negócio é um exercício que todo empreendedor deve fazer. Segundo o consultor Sidney Shiroma, erros como não possuir um plano de negócios, planejamento estratégico ou análise mercadológica; misturar finanças da empresa com as pessoais; contratar qualquer familiar ou amigo sem requisitos básicos de competências; tomar decisões sem informações precisas; são erros que podem prejudicar todo o futuro do empreendimento.

Apesar de todos os empecilhos, o número de pessoas que se aventuram em busca de seus ideais é grande no Brasil. Por isso, ao vivenciar a realidade do negócio:

– Procure focar e se entregar à sua ideia, produto ou serviço

– Aja sempre com os “pés no chão”

– Conquiste espaço no mercado de forma ética

– Invista em conhecimento pessoal e mantenha mente aberta

– Conheça seu próprio perfil e buque aconselhamentos

– Procure negócios relacionados às suas competências;

– Faça um plano de negócios realista e tenha uma reserva

– Comece pequeno e avalie a mudança de vida com objetividade;

É válido lembrar que os que alcançam o sucesso são aquele que identificam as oportunidades e sabem tirar bom proveito delas. O medo que envolve montar um negócio está sempre presente, contudo, para obter sucesso sob o comando de um empreendimento é preciso ter confiança na sua capacidade.

Mais Duvidas? Podemos te dar mais dicas!  Envie abaixo sua duvida e a equipe da ASBEC terá o prazer de analisar gratuitamente o seu negócio, dar suporte e tirar todas as suas dúvidas.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Qual tipo de empresa você deseja abrir ?

Como podemos te ajudar ?

Teremos o prazer em te ajudar, entraremos em contato o mais rápido possível!