Com a crise econômica e política que o país vem enfrentando, muitos empresários e micro empreendedores têm tido receio e insegurança para investir em seu negócio. Para driblar a crise, é essencial que se conheça o seu público e o comportamento do seu consumidor com essas mudanças. Observar e realizar pesquisas que identifiquem a reação do seu cliente diante da crise, e a partir daí, inovar no novo perfil do seu cliente. Outro fator importante, é conhecer o potencial do seu próprio negócio, e a capacidade de resiliência que ele possui, pois a crise vai passar, e você precisa estar preparado tanto para a crise quanto para a pós crise, pois é isso que vai garantir a sua permanência no mercado.

Planejamento é a chave de sucesso para todo e qualquer negócio, portanto, planeje estrategicamente cada passo do seu negócio, seja ousado, porém diligente, e não se esqueça que nem todo resultado virá a curto e médio prazo, pois o mais importante em tempos de crise é permanecer no mercado, ou seja, muitos resultados virão a longo prazo, pois o mais importante nesse momento é inovar para se manter ativo nos negócios.

Por Bruno Moura