É notável que a sustentabilidade é tema sempre em discussão em meio ao cenário atual de globalização. A consciência ecológica faz com que muitas empresas venham buscando práticas sustentáveis para aplicar dentro de suas instalações. Diante destas diretrizes, as empresas precisam entender que pequenas ações contribuem e muito para o planeta melhor. Essas atitudes são simples e podem gerar um grande impacto no meio ambiente e tornar um negócio ecologicamente correto.

A seguir apresentaremos 10 dicas muito fáceis de serem seguidas por empresas que não dispõem de capital para grandes mudanças, mas que pretendem ter um consumo sustentável.

01- Incentive os funcionários a reutilizarem papéis, transformando documentos descartados em papeis para rascunho ou para impressão. Lembre-se de colocar a impressora no modo Econômico se ela dispor desta opção e se for o caso, mantenha desligada, ligando somente quando necessário.

02- Faça impressões econômicas, frente e verso, diminuindo o consumo de papel e tinta, e imprima tudo de uma vez, reduzindo também o custo de energia e aumentando a vida útil do equipamento. Se possível, adote o uso de folhas recicladas.

03- Evite comprar ou substituir desnecessariamente aparelhos eletrônicos, para diminuir o impacto ambiental com descarte de resíduos eletrônicos. Fique atento ao descarte de produtos eletrônicos. Alguns periféricos como pilhas e baterias possuem locais para descartes específicos

04- Opte pela compra de equipamentos que possuam a Classificação A no selo Procel (Selo de Eficiência Energética). Produtos com este selo são mais econômicos e apresentam o melhor desempenho energético em sua categoria.

05- Incentive os funcionários a substituírem os copos de descartáveis de água e café por garrafinhas, canecas ou xícaras.

06- Afixe cartazes e pequenos lembretes para reforçar as ideias que estão sendo adotadas pela empresa. Na cozinha, nos computadores e até mesmo no banheiro. Todo local onde possa existir consumo de recursos escassos deve ter um lembrete. Exemplo: pequenas notas ao lado dos interruptores lembrando que quando não houver ninguém usando o recinto, manter as luzes apagadas.

07- Desligue os aparelhos eletrônicos ou desconecte da tomada quando não estiverem sendo usados. Não deixe em standy by. A economia de energia nesses casos é significativa.

08- Lâmpadas fluorescentes são mais econômicas e reduzem a emissão de gás carbônico, além de ter maior vida útil. Substitua as lâmpadas incandescentes pelas fluorescentes. A economia chega a 60% no consumo de energia elétrica.

09- Estimule a carona solidária. Um mural de avisos pode aproximar pessoas que moram no mesmo bairro e que podem realizar rodízios de veículos. Um bicicletário e um vestiário também pode estimular a utilização de bicicletas.

10- Faça parceria com cooperativas de recicladores e doe seus resíduos recicláveis. Os resíduos recicláveis de sua empresa (papéis, plásticos, eletrônicos em desuso, etc) são materiais valiosos para cooperativas de recicladores. Torne-se parceiro dessas entidades em sua cidade e doe os resíduos gerados no dia a dia para elas.

E você, adota práticas sustentáveis na sua casa ou trabalho? Opine. Comente.

Preencha e participe dos nossos projetos Ambientais.

RL

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seu telefone (obrigatório)

Como gostaria de ajudar?

Gostaria de deixar alguma observação?

Muito obrigada por participar, entraremos em contato o mais rápido possível!