Técnica de plantio com bolas de argila

Hoje existem várias formas de preservação que nós da ASBEC estamos colocando em prática com o auxilio de colaboradores e associados. Por exemplo: o plantio com bolas de argila, tem como objetivo restaurar solos,  vegetações e criar as condições para o desenvolvimento de árvores. Tudo baseado em uma simples bola de barro misturado com sementes. Essa técnica faz com que aconteça uma limpeza de nascentes, maior plantio de flores e árvores. O simples fato do plantar pode deixar o Distrito Federal muito mais limpo.

A técnica de bolas de sementes de argila, projetada e desenvolvida pelo japonês Masanobu Fukuoka, agricultor mestre e sábio observador do comportamento da natureza permitiu-nos agir a partir da ciência ambiental, comprometida em restaurar solos e vegetação e criar as condições para o desenvolvimento de massa de árvores novas com base em uma simples bola de barro misturado com sementes.

IMG_3320

Aprenda a fazer uma “bomba” de sementes.

ingredientes:

  • Argila
  • Composto orgânico
  • Sementes de sua escolha.

Preparo: Para cada 5 partes de argila, deve-se misturar uma de composto orgânico e uma de sementes. Misture-os ingredientes e adicione água aos poucos até a mistura ficar homogênea. Por fim, basta apertar bem a massa que se formou, molda-la em pequenas bolinhas e deixar secar no sol por algumas horas até que a argila endureça.

Mais do que admirar projetos inovadores e revolucionários como as bombas ecológicas caseiras, é o espírito sustentável de cada um, aliado a atitude e vontade de transformar o local em que vivemos que conta. Que tal juntar os amigos e familiares e até ensinarmos as crianças a prepararem de maneira divertida, nossas próprias armas de transformação positiva?

OUTRAS FORMAS DE PLANTIO E INFLUENCIAR A ECOLOGIA

– Faça você mesmo uma jardim vertical

Existem duas soluções criativas para quem gosta de jardinagem e não tem um quintal em casa. Chamados de jardins verticais ou suspensos,ocupam pouco espaço e são ideais para áreas pequenas.

Com alguns materiais, é possível montar dois tipos esteticamente diferentes:

Garrafa Pet

garrafa pet

 

Reaproveite garrafas pet para usar como recipientes para cultivar plantas, ervas e flores. Basta fazer um corte ao meio para depositar a terra e suspende-las, ou simplesmente agrupá-las em algum lugar da sua casa. Se preferir pinte as garrafas com cores diferentes para dar mais alegria ao ambiente.

Canos de pvc

horta suspensa

Se você mora em apartamento ou não tem muito espaço em casa, um jardim vertical pode ser uma ótima maneira de cultivar plantas, além de muito bonita, você terá um custo baixo de manutenção e não necessitará dedicar muito tempo para os cuidados. Então, veja o passo a passo para montar a sua.

Materiais necessários:

01 calha de PVC;

06 tampas ou acabamento PVC;

2 cabos de aço de 1/8 pol, cortados na medida desejada;

6 rebites;

2 ganchos para prender.

bo

 

1-Faça uma linha reta nas extremidades da calha e em seguida faça furos, utilizando a furadeira, de 5 a 10cm de distância um do outro.

bu

2- Escolha o local onde a horta ficará suspensa e fixe dois ganchos.

buu

3-passe os dois cabos de aço por entre os terceiros furos de cada extremidade da calha. Na parte inferior do suporte, prenda o tubo de aço com um rebite e finalize com uma semi-argola de metal. Depois, prenda os cabos aos ganchos.

 

4-Agora é só encaixar as tampas de PVC.